sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

As Cercas

Na casa ampla, cercada por um jardim bem cuidado, ostentando uma piscina, ali habita a família Dezgozto. pessoas bem quistas na sociedade. O pai sabe ganhar dinheiro, e a mãe sabe criar os filhos - não fale com estranhos, não divida o lanche da escola com o coleguinha mais pobre, para não criar vicio, e querer te parasitar. Muros altos,cães ferozes soltos à noite pela área. cerca elétrica garantem proteção maior. Um vigia noturno e dois seguranças durante o dia. Uma pistola na gaveta do escritório. Patrimônio vasto, contas bancárias recheadas - os negócios de vento em popa. E uma cerca elétrica separando-os do mundo - a mãe ja criava a sua cercazinha para o filho.
- Querido, a sua tia Belenzinha te ligou na semana passada.
- Na semana passada, e só agora me diz...
Pobre não tem importância, nem digno de um recado é merecedor - pensava a rica senhora.
- No Natal passado fizemos uma linda ceia, daquelas, veio todo mundo - comeram, bagunçaram, sujaram tudo e foram embora. Odeio pobre. No ano que vem, nada de Ceia para eles, não podemos mais nos misturar com essa gente. Somos ricos, somos gente fina, da elite, temos pedigree.
A cerca do dinheiro é muito mais do que eletrificada, cria-se um abismo de dimensões desmedidas que se separa o homem de Deus, o pai do filho, da mãe, da tia e do avô- dizia o pastor para os fiéis na igreja lotada.
Fui numa ceia natalina no ano passado, de um parente rico, e foi ali, que me converti, ali ao ver que jesus veio para o mundo numa manjedoura, numa estrebaria, junto de vacas, ovelhas e cavalos. Eu disse pra mim e pedi a Deus para que me iluminasse, me mostrasse o caminho para fazer sucesso na vida, e hoje sou pastor de ovelhas. Tenho uma vida de conforto, sou feliz.
- Pastor, atravesso a cidade de bicicleta so para ouvir a palavra na voz do senhor que é um homem de Deus, e não esqueço de trazer o dízimo.
Soaram palmas, a igraja em uníssono, para aquele fiel. Ao fim do culto, o pastor saiu num Honda Civic, com destino ignorado, talvez, para um condomínio de luxo à beira-mar. Depois do Natal, ninguém mais é o mesmo, nem depois do ano novo, o ano é o mesmo.  A cerca da religião pode orientar e pode conduzir ao abismo - cego guiando cego.
- Querido, vamos fazer o aniversário da Lia de 08 aninhos, convide aquele seu amigo, vocês so andam juntos.
- Não gosto de misturar as coisas, não gosto de trazer amigos pra minha casa, depois vai procurar intimidades com minha mulher, não sei, não. A nossa amizade é ele la e eu ca.
A cerca da insegurança, da desconfiança reduz a amizade e a irmandade entre as pessoas que se amam.
Muitas são as cercas que circundam as relações humanas, bem eficientes. As cercas protegem e defendem, quando não, afastam, isolam. cada qual com a sua falsa felicidade - cada um por si e Deus contra todos.
 -Vamos fazer um churrasco com a turma do baba.
- Vamos, so vai participar quem colaborar, o André é um bom sujeito, mas vive sem grana, ele tem que ficar de fora.

 As cercas são intermináveis...


 Fim












Nenhum comentário:

Postar um comentário